Dancing Queen

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

 Por onde andam os integrantes do ABBA?


A história do ABBA começou em 1969, quando Björn e Benny conheceram as parceiras Agnetha e Frida. Com elas, formaram não só o grupo musical, como também famílias. Björn se casou com Agnetha, e Benny, com Frida. Durante mais de dez anos, eles rodariam o mundo cantando juntos, conseguindo manter certa discrição em relação às suas vidas pessoais. Não se tem notícias de brigas, tanto entre os casais, como entre os integrantes (apesar de um vídeo no YouTube mostrar Frida dando uma cotovelada em Agnetha). No entanto, nenhum dos dois casamentos deu certo: Björn e Agnetha se separaram em 1979, enquanto Benny e Frida ficaram juntos até 1981. O grupo tentou, ainda, continuar junto depois dos divórcios, mas em 1982, anunciaram o fim do ABBA.
Depois disso, Björn e Benny chegaram a escrever juntos alguns musicais, entre eles o sucesso "Mamma Mia!", enquanto Agnetha e Frida tentaram reviver suas carreiras solo. No entanto, nenhum dos quatro chegou perto do sucesso alcançado pelo ABBA.

BJORN ULVAEUS

Björn tem-se envolvido profundamente com musical Mamma Mia!, musical este baseado em canções do ABBA. O show abriu em Londres e Inglaterra em abril de 1999, e, desde então tem sido um grande sucesso. O musical Mamma Mia! foi transformado em um filme, que estreou em julho de 2008. Bjorn tem hoje 66 anos.

ANNI-FRID LYNGSTAD (FRIDA)

Em 2010, Frida (chamada "a ruiva") grava o hino gospel Morning Has Broken para o álbum Reconnection, de Georg "Jojje" Wadenius, que trabalhou com músicas infantis e artistas consagrados da Suécia. Uma rádio sueca exibiu a música no dia 15 de setembro de 2010, antes do lançamento oficial em outubro. Porém, com a exibição, a música já no dia 16 de setembro estava no site de vídeos Youtube, e em 2 dias alcançou cerca de 3000 visualizações. Frida tem hoje 66 anos.

BENNY ANDERSSON

 É o único que ainda trabalha com música. Sua banda, Benny Anderssons Orkester, gravou quatro álbuns, o último deles em 2007, ao vivo. No repertório, canções originais, folk sueco, sucessos americanos e, eventualmente, músicas do ABBA. Produziu a música de “Mamma Mia”, inclusive tocando piano nas versões gravadas para o filme. Está com 65 anos. 

AGNETHA FALTSKOG

Em 13 janeiro de 2012, Agnetha compareceu a ELLE Galan 2012 no Grand Hotel em Estocolmo para receber o Prêmio de Lenda da Moda ELLE. Atualmente, vive em Estocolmo em sua fazenda, junto de sua filha, seu genro e dois netos. Agnetha tem hoje 61 anos.

 





2 comentários: